h1

Cursos de TI

maio 12, 2007

Muitos dos estudantes que estão prestes a prestar vestibular e querem fazer algum curso relacionado a informática, assim como eu, possuem dúvida entre qual curso escolher. Achei uma matéria bem interessante na internet que fala das diferenças entre algumas das opções disponíveis, então resolvi traduzi-la. A fonte original se encontra em CompSci.ca/blog.
Obs.: Recomendo a leitura da fonte original para quem tem conhecimentos em inglês, pois admito que a tradução não ficou das melhores =/…

Este gráfico mostra as ligações entre os principais cursos.
Grafico01

>>Ciência da Computação
Certamente o nome mais familiar, Ciência da Computação é o “pilar central” do mundo de TI. Há uma grande disponibilidade de opções para este curso, sendo ele muito personalizável. As maiores escolhas começam a aparecer pelo segundo ano de curso.

Ciência da Computação é reconhecida como uma disciplina independente com uma inegável natureza matemática. Esse ramo abrange desde áreas teóricas como teoria de autômatos, organização de sistemas e desenvolvimento lógico, linguagens formais e teorias computacionais, até áreas aplicadas, como computação científica, linguagens de programação, bioinformática, gerenciamento de software, e sistemas de computador.

Este curso é voltado principalmente para o desenvolvimento de algoritmos, observando matematicamente sua eficiência, e também para pôr os algoritmos em prática. Aqueles que gostam de observar o funcionamento dos códigos e de criar algoritmos devem gostar deste curso.

>> Engenharia de Software
Provavelmente o mais próximo de Ciência da Computação. Se a Ciência da Computação se preocupa em escrever os códigos, Engenharia de Software se preocupa em pensar em escrever o dito código.

Os requesitos técnicos dos engenheiros de software incluem uma boa base em matemática, ciências naturais, e ciência da computação; uma abrangente formação em engenharia de software e design; um entendimento de computadores e redes; e o uso de ferramentas e metodologias.
Os requesitos curriculares não são somente técnicos. A indústria está procurando também graduados que possuam facilidades em algumas disciplinas. Graduados em Engenharia de Software precisam ter boas habilidades em comunicação, negócios e lógica. Precisam também saber trabalhar em grupos; fazer apresentações para públicos técnicos e não-técnicos; escrever artigos coerentes e inteligentes; e avaliar as implicações sociais, técnicas, legais e comerciais das tecnologias que eles ajudam a criar.

Não possui o mesmo nível de envolvimento com o código. Engenharia de Software é mais abstrata, mais enfocada no resultado final.

>> Engenharia da Computação
Similar à Engenharia de Software em muitos pontos, a Engenharia da Computação lida com o desenvolvimento de tipos especializados de software, e incorpora mais disciplinas de hardware.

Engenheiros da computação aplicam princípios de algoritmos para projetar, construir e testar softwares de computador ou componentes de hardware utilizados em processamento de informação, comunicação e armazenamento – geralmente embutidos em grandes sistemas e em ambientes distribuídos e interligados. Entre suas áreas de aplicação se incluem comunicação, automação e robótica, energia, cuidados de saúde, negócios, segurança, entretenimento e muitas outras.

Na Engenharia da Computação você não aprende apenas a projetar placas e circuitos, mas também a programá-los! Criação códigos de baixo nível, para dispositivos físicos. Muito legal.

>> Engenharia Elétrica
Se afastando ainda mais da Ciência da Computação se encontra a Engenharia Elétrica, que está mais próxima a uma Engenharia da Computação, porém com um foco muito maior em hardware.

Engenheiros elétricos aplicam princípios de eletrônica e eletromagnetismo para projetar, construir e testar dispositivos, circuitos e sistemas analógicos e digitais – para processamento, comunicação e armazenamento de informação; distribuição, conversão e armazenamento de energia; e o processo de automação ou robótica. Suas áreas de aplicação incluem comunicações, manufaturas, energia, cuidados de saúde, computação, segurança, entretenimento e muitas outras.

Alguém tem que empurrar aqueles elétrons mais rápido! Otimização do nível do hardware realmente atinge os limites de sistemas críticos, e para alguns essa computação de baixo nível é a solução. Um programa típico de engenharia elétrica inclui cursos suficientes de programação, o que é o necessário para permitir a alguém escrever um programa.

>> Engenharia Mecatrônica
Egenharia Mecatrônica é um curso interessante, já que tenta integrar todas as outras disciplinas da lista acima. Descrita como uma mistura das partes de Software, Hardware, Mecânica e muita Matemática, ainda tem espaço para incluir algumas cadeiras de programação no currículo.

Engenharia Mecatrônica cuida de projetos de sistemas eletromecânicos controlados por computador. Hoje em dia a mecatrônica é aplicada em muitas coisas em nosso cotidiano, e acabamos nem percebendo, de tão acostumados que estamos com este tipo de tecnologia.

Após completar um ano de Engenharia Mecatrônica, percebi que sou muito mais interessado na parte de códigos e programação, então vou mudar para Ciência da Computação.*

*Autor original

>> Matemática/Física
Outra opção para quem gosta de problemas lógicos é ignorar os computadores e estudar puramente a teoria e a lógica da resolução de problemas, utilizando a matemática. A natureza da Ciência da Computação é inerentemente matemática, então algumas pessoas preferem seguir apenas o caminho da resolução de problemas por números e teoria, sem as limitações de uma linguagem de programação.

Matemática aplicada reflete a crença de que existe uma ordem básica e harmonia no universo, que pode ser descrita pelas estruturas lógicas da matemática. Assim sendo, não é coincidência que alguns dos maiores matemáticos do passado eram também interessados em engenharia e física.

Uma graduação em Física também oferece um nível similar de envolvimento, apesar de um enfoque diferente.

Concluindo…
Um curso de graduação é uma caminhada de 4 a 5 anos, então é melhor avaliar todas as opções disponíveis no seu campo de interesse, para não se arrepender depois.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: